Criação de Madalena Victorino no Noites na Nora

Raul, o pastor ou a terra e as memórias


Foto: pormenor de ilustração de "Raul, o pastor", de Eva Muggenthaler




O universo de “Raul, o Pastor”, conto ilustrado de Eva Muggenthaler, tem vindo a inspirar a coreógrafa Madalena Victorino. Primeiro no Centro Cultural de Belém, com “Mala das Pedras”, espectáculo e oficina de artes plásticas, agora com “Ovelhas Clandestinas”, uma produção do Sou Movimento e Arte (www.sou.pt).


Mais do que uma referência na dança contemporânea em Portugal, Madalena Victorino, uma das mentoras no desenvolvimento dos serviços educativos do nosso país frente ao Serviço de Educação do Centro Cultural de Belém entre 1996 e 2008, tem vindo a desenvolver trabalho nas áreas da pedagogia da dança, das artes na comunidade e na educação, assim como das relações entre o teatro e a dança.
Estudou técnica de Dança Contemporânea na London School of Contemporary Dance (1974-1977) e licenciou-se em Pedagogia da Dança na Universidade de Londres, Goldsmith's College 1, Laban Centre for Movement and Dance, em 1980. Depois da formação desenvolvida no estrangeiro, desde que regressou a Portugal dedicou-se apaixonadamente à introdução e desenvolvimento da Dança na Comunidade, numa visão que propõe a Dança "como movimento humano e não como uma mestria muito especializada" só acessível a alguns.
"Caruma", o espectáculo que fez a convite da Companhia Instável, foi considerada a peça do ano em 2007 pela imprensa especializada, e percorreu o país juntando gentes de diferentes idades e corpos; "Contra-bando", criado para a companhia Comédias do Minho, percorreu cinco concelhos do Vale do Minho, invadindo as casas e os quotidianos das pessoas. Em 2010, “Vale”, a partir do património dos lugares e das gentes do Vale do Tejo arrecadou o prémio para a Melhor Coreografia dos Prémios Autores da RTP e Sociedade Portuguesa de Autores, juntando em palco 13 intérpretes vindos da dança, teatro e da música, mas também participantes locais.
“Ovelhas Clandestinas”, produzido pelo Sou Movimento e Arte, junta assim Madalena Victorino, coreógrafa da terra, de memórias, de movimentos humanos, ao projecto SOU Movimento e Arte, de Vanda Melo, presença assídua no Festival Noites na Nora onde tem vindo a desenvolver residências de criação artística a partir de recolhas na comunidade.
E junta a sensibilidade de duas mulheres que assumem a terra e as memórias na criação artística. Só por isso, mas não só, faz todo o sentido a sua presença no Festival Noites na Nora e no percurso da Baal17 que, igualmente, e numa aproximação estreita às problemáticas que envolvem o contexto rural onde se insere, se propõe trabalhar o mundo rural como matéria de criação artística.

“Raul, o Pastor”, a partir de Eva Muggenthaler

Para miúdos a partir dos 3 anos, “Ovelhas Clandestinas”, conta a história de Raul, um rapaz pastor, que, um dia, decidiu deixar o campo e partir para a cidade levando, sem saber, as suas 24 ovelhas, clandestinas, nas malas
Quando se deixa uma terra leva-se sempre na bagagem o cheiro das memórias, por isso, as ovelhas de Raul não o deixam esquecer o campo. Mesmo quando ele se apaixona, na cidade, a lã das saudades que se desfia das ovelhas puxa-o de volta para o campo. Um espectáculo sobre amores e saudades, que viaja na linha dos comboios que partem e que chegam.

Para ver e sentir, dia 17 de Julho no Noites na Nora, às 22h00