Neutralizar a estupidez no Noites na Nora

Porque razão um estúpido é mais perigoso do que um bandido?


Carlo Maria Cipolla (1922-2000) economista italiano, publica em 1950 o ensaio “As leis fundamentais da estupidez humana”. Passado mais de meio século, o Al-MaSRAH Teatro propõe-se a “neutralizar” os estúpidos.




Os crédulos: alguém cujas acções geram prejuízo próprio, mas que também criam vantagens para outros. Os Inteligentes: alguém cujas acções geram vantagens, igualmente para si e para os outros. Os Bandidos: alguém cujas acções geram vantagens para si, ao mesmo tempo que causam danos a outros. Os Estúpidos: uma pessoa estúpida é alguém que provoca dano a outra pessoa, ou a um grupo de pessoas, sem conseguir vantagem para si, ou mesmo com prejuízo próprio.

Foi nestas quatro categorizações que o historiador económico Carlo M. Cipolla compartiu a humanidade no seu jocoso ensaio onde define As Cinco Leis da Estupidez:

Primeira: Subestimamos o número de pessoas estúpidas. Segunda: A probabilidade de que uma pessoa seja estúpida é independente de qualquer outra característica de sua personalidade e o quociente de estupidez é o mesmo em ambos os géneros e em todas as raças ou etnias. Terceira: Uma pessoa estúpida é alguém que provoca dano a outra pessoa, ou a um grupo de pessoas, sem conseguir vantagem para si, ou mesmo com prejuízo próprio. Quarta: As pessoas não estúpidas subestimam o poder de causar dano das pessoas estúpidas. O que sugere que as pessoas não estúpidas são assim mesmo um pouco estúpidas. Quinta Lei: A pessoa mais perigosa que pode existir é a estúpida.

Partindo do princípio que, afinal, somos todos um pouco estúpidos, o melhor será mesmo “neutralizar” a categoria dos pura e simplesmente estúpidos, “um grupo de indivíduos, não organizado – muito mais poderoso que a Máfia ou o Complexo Militar-Industrial –, veículo de uma das mais poderosas e obscuras forças que impedem o crescimento do bem-estar e da felicidade”.

É com este propósito e não “fruto de cinismo, nem um exercício de derrotismo social” que o AL-MaSRAH Teatro se lançou à adaptação para teatro de “As leis fundamentais da estupidez humana”.

A já de si irreprimível pausa de comicidade e humorismo que é o ensaio de Carlo M. Cipolla, transforma-se assim num espectáculo para dois actores (Pedro Ramos e Bruno Martins), onde todos os momentos são passados “em torno de um esforço construtivo para investigar, conhecer e, se possível, neutralizar a Estupidez Humana”.

“As Leis fundamentais da estupidez humana” estreia no Palácio da Galeria, em Tavira, no dia 16 de Julho, pelas 22 horas. Segue depois para Serpa, e sobe ao palco do Noites na Nora, no dia 21, pelas 22h30.


Seja Inteligente: Assista a este espectáculo!







“As leis fundamentais da estupidez humana”, a partir de Carlo Maria Cipolla

Encenação I Patrícia Amaral

Intérpretes I Bruno Martins e Pedro Ramos

Sonoplastia e desenho de luz I Valter Alves