S. António já se acabou, o S. João foi de vez, S. Pedro no fim do mês, e as Noites na Nora estão de volta mais uma vez!

Senhoras e senhores, meninos e meninas, habituais, ocasionais, e outros que queiram vir mais, moradores de um mundo no qual sonhar é uma urgência… falta menos de um mês para o início das noites mais agradáveis do Alentejo. Em Serpa, claro. Na nora, por certo.

Na 12.ª edição, as Noites na Nora abrem a porta a 15 de Julho, numa edição mais curta, mas, com a magia de sempre, convidam-no a entrar na sua (vossa) casa até ao dia 30.

A mesma qualidade compactada numa embalagem mais pequena, garante as revelações, os consagrados, as melhores propostas teatrais, para miúdos e graúdos, uma residência artística que envolve 10 elementos da comunidade e…um programa off que, arriscamos a dizer, deixará todos sem vontade de sair desta casa.

Há mais de uma década a pensar um festival cultural multidisciplinar em Serpa, este poderá não ser o maior, nem esta a edição mais longa, mas é de certeza precursor. É intimista e pleno de afectividade, numa cidade que se vem construindo a olhos vistos, única na cultura, numa cultura não de massas mas de proximidade. É um público que em Serpa se foi formando como uma família para poder acolher os forasteiros de braços abertos.

Não temos Um patrocínio, Uma marca comercial, Um mecenas, Um negócio, Uma atenção dos média a nível nacional.

Qual é o truque?

Temos um projecto a longo prazo, uma dinâmica aplicada ao dia-a-dia, uma política muito própria, uma equipa que trabalha durante todo um ano, e os amigos que se juntam para dar uma mãozinha.

Temos o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Serpa que continuam a apoiar a Actividade Anual da Baal17.

Temos emprestado um espaço magnífico e um público seguidor, fiel, que foi crescendo, em idade e número, e nos acompanha há 11 anos.

Temos objectivos concretos e definidos para o futuro do Festival - crescer como uma plataforma multidisciplinar e multicultural de produção, criação e apresentação de artes performativas, em rede com associações culturais nacionais e mundiais, com o maior objectivo de sempre – a criação de um Centro de Artes e Cultura – Centro Artístico da Nora.

Entretanto, e como dizia o outro: em tempo de crise, tire o “s” e crie. Criámos para si não só e apenas mais uma edição do Noites na Nora, mas a 12.ª, igual na identidade, diferente só na quantidade.


Hoje, como há 11 edições, esta é a casa da nora. Esta é a sua casa.